Como sempre faço nos lugares que chego, visitei os lugares e projetos realizados em cidades e regiões. Sejam eles religiosos, governamentais ou de qualquer outro tipo, estou sempre a procura de parceiros ou bom exemplos para meu ministério. E um desses lugares que visitei desta vez, foi uma creche próxima ao cruzeiro da cidade, e confesso que foi surpreendentemente desagradável, pois pensei que iría encontrar um projeto estruturado e que realmente dava o suporte necessário às famílias necessitadas, afinal de contas é um trabalho realizado pela própria prefeitura. Mas a cena que nos deparamos, foi a de mais de 80 crianças completamente abandonadas, pois não havendo camas dormiam no chão, e o que servia de cama era apenas um pano velho. Tudo era velho demais, as pequenas mesas, cadeiras, portas, banheiro, enfim o lugar estava deploravelmente abandonado, o único poço de água do local estava desativado.As famílias do lugar não tinham opção, pois com a média de 5 filhos por casal, eram obrigados a deixar seus filhos neste lugar para tentarem ganhar a vida de alguma forma, seja trabalhando ou tentando trabalho.
Confesso que meu coração ficou apertado, não consigo me conformar em ver tantas crianças a mercê do descaso. E diante de tudo que tenho presenciado, o que me resta a dizer é que o ser humano está chegando ao seu pior nível, muitos agem como verdadeiros animais selvagens, e lutando apenas pela sua sobrevivência, não se importando com ninguém, mas querem cuidar apenas no seu umbigo.
Isso é o mais baixo nível de humanismo que podemos encontrar, e, se todo esse descaso representa a degradação do ser humano, o que dizer dos cristãos salvos por Cristo Jesus, que nem se quer se importam com tais situações? Tenho visto que muitas pessoas vivem como se já estivessem sidas arrebatadas por Jesus, como se não estivessem mais no mundo e seu sistema. Como se o Brasil já tivesse sido inteiramente conquistado pela mensagem da cruz, e agora o que nos resta é desfrutarmos das bênçãos advinda desta tão grande salvação. Talvez, pela dificuldade de compreender que o Brasil é o maior país católico do mundo, o maior país espírita, o país que mais cresce o budismo, mormonismo, onde há muitas pessoas que adoram galo, carneiros, enfim, há uma infinidade de deuses. Talvez ainda não conseguimos compreender que vivemos num país que é considerado um dos mais corruptos do mundo, e como a desigualdade social enorme. Onde muitas crianças e adultos ainda morrem de fome, ou que tal o título do país como maior numero de homossexuais, ou um dos países com maior índice de prostituição infantil, e que mais importa prostitutas para outros países. O interessante, é que muitas vezes nos gabamos e enchemos a boca para dizer que temos a maior marcha para Jesus, com aproximadamente 2 milhões de pessoas, onde estão estas mesmas pessoas na semana seguinte onde, no mesmo lugar de reúnem mais de 3 milhões de homossexuais na “Parada Gay”. E se não estamos evangelizando os mesmos, será que neste dia estamos reunidos com nossas igrejas orando e jejuando por estes perdidos? Será que ao vermos os jornais dizerem sobro o evento conseguimos esboçar algum sinal de tristeza e preocupação? Ou estamos preocupados com nossos próprios problemas?
Talvez muitos cristãos brasileiros ainda não sabem onde estão morando, não conhecem sua pátria nem seu povo.
Mas tenho uma boa e uma má notícia para lhe dar: a má notícia, é que ainda vivemos pressionados pelo sistema corrupto e violento deste mundo, infelizmente estamos à mercê de seus efeitos e causas, mas a boa notícia é que Cristo nos consagrou a embaixadores e representantes do seu Reino. Temos poder, para sermos agentes de transformação, não do sistema pecaminoso do mundo, mas das vidas que estão perecendo e a cada vez mais, se perdendo. Estas crianças não serão os marginais, os ladrões, as prostitutas, os corruptos, os assassinos, enfim estas crianças que vivem abandonadas hoje, se trabalhadas e ensinadas, com certeza não serão a podridão de amanhã, mas serão os advogados honestos, os médicos voluntários, os empresários que não amam o dinheiro, enfim, serão os missionários e pastores que levarão paz e misericórdia a outros necessitados.
Eles só precisam que alguém os faça acreditar que ainda há esperança para um futuro melhor!!!
Depende apenas da disposição da pessoa que está lendo isto!
2006/Pr. Everton Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário